Após ler
a pesquisa realizada com alunos de 6º e 7º anos e 8ª série sobre
“Por que os alunos estão tão agitados e gritam em sala de aula?”,
o que mais chamou minha atenção foi que apenas 9% dos 58 alunos
entrevistados, aponta a agitação como resultado de aulas e
professores muito chatos. Muitas reportagens, entrevistas, pesquisas
apontam desinteresse pelos estudos como resultado de aulas e
professores sem motivação, estímulo para trabalhar em função de
“n” motivos como baixos salários, carga horária muito alta
entre outros.
Percebe-se,
no entanto, pela pesquisa realizada na escola, que o principal motivo
para a agitação não se trata dos professores e das aulas serem
muito chatos em primeiro lugar.
O que
aparece em primeiro lugar, 36% - fazem brincadeiras, não querem
ficar concentrados, não respeitam colegas nem professores, aponta
para algo bem mais grave do que as aulas e os professores serem
“chatos”: o não querer aprender, a falta de valores que deveriam
vir de casa, como respeito por si mesmo e pelos outros, incluindo
professores e colegas, e querer brincar em aula, quando deveriam
preocupar-se em estudar, adquirir conhecimento, abrir horizontes...
Para
entender as causas de tudo isso, teríamos que realizar novas
pesquisas, para responder a perguntas como: porque os alunos querem
brincar e não estudar? Não brincaram na infância? O que fizeram
então? Por que ensinar valores não é mais prioridade para os pais?
Os alunos têm direito de optar por não querer concentrar-se em
aula?
Colegas,
a questão é bastante complexa! Podemos fazer inúmeras reflexões a
partir do resultado da pesquisa realizada. Eu já comecei...
Luciane Casagrande
Nenhum comentário:
Postar um comentário