quarta-feira, 10 de outubro de 2012

comentáriosluciane

-->
Após ler a pesquisa realizada com alunos de 6º e 7º anos e 8ª série sobre “Por que os alunos estão tão agitados e gritam em sala de aula?”, o que mais chamou minha atenção foi que apenas 9% dos 58 alunos entrevistados, aponta a agitação como resultado de aulas e professores muito chatos. Muitas reportagens, entrevistas, pesquisas apontam desinteresse pelos estudos como resultado de aulas e professores sem motivação, estímulo para trabalhar em função de “n” motivos como baixos salários, carga horária muito alta entre outros.
Percebe-se, no entanto, pela pesquisa realizada na escola, que o principal motivo para a agitação não se trata dos professores e das aulas serem muito chatos em primeiro lugar.
O que aparece em primeiro lugar, 36% - fazem brincadeiras, não querem ficar concentrados, não respeitam colegas nem professores, aponta para algo bem mais grave do que as aulas e os professores serem “chatos”: o não querer aprender, a falta de valores que deveriam vir de casa, como respeito por si mesmo e pelos outros, incluindo professores e colegas, e querer brincar em aula, quando deveriam preocupar-se em estudar, adquirir conhecimento, abrir horizontes...
Para entender as causas de tudo isso, teríamos que realizar novas pesquisas, para responder a perguntas como: porque os alunos querem brincar e não estudar? Não brincaram na infância? O que fizeram então? Por que ensinar valores não é mais prioridade para os pais? Os alunos têm direito de optar por não querer concentrar-se em aula?
Colegas, a questão é bastante complexa! Podemos fazer inúmeras reflexões a partir do resultado da pesquisa realizada. Eu já comecei... 
Luciane Casagrande 

Nenhum comentário:

Postar um comentário