quarta-feira, 26 de setembro de 2012

           
QUAL É O PAPEL DA ESCOLA E DA FAMÍLIA NA EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS?
O alto índice de crianças agressivas nas escolas preocupa os educadores. É imprescindível entender o contexto familiar e social em que a criança está sendo educada, pois é no ambiente onde se desenvolve que incorpora comportamentos agressivos.
Em torno dos três ou quatro anos de idade a criança manifesta a agressividade com fins manipulativos, isto é, para controlar o ambiente e satisfazer suas necessidades, pois ainda, pouco argumenta para convencer ou explicar-se. Quando as interferências pela família e escola não ocorrem a criança aprende utilizar a agressividade para resolver os conflitos que surgem. Nesta fase é importante a intervenção dos pais ou professores para mostrar outras estratégias aprendendo negociar e também lidar com as frustrações que surgem. Então a criança vai internalizando comportamentos aceitáveis no grupo onde vive, pois é ouvida e respeitada. A criança aprende ter atitudes eficazes substituindo sua conduta agressiva pelo diálogo.
Entre outras intervenções é importante conscientizar a criança que ela é amada, alguém importante; que há um desejo que cresça fazendo parte de um grupo onde tenha respeito à vida. Também oportunizar histórias e cenas adequadas ajuda estruturar sua personalidade. Estimular jogos e brincadeiras incentivando a convivência solidária; evitando o que gera rivalidade.
Tanto a família quanto a escola devem evitar a excessiva autoridade, buscando escutar e dialogar para que a criança aprenda assim agir.
http://www.aprendebrasil.com.br/falecom/psicologa_artigo040.asp

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